Os laboratórios habilitados pela Embrapa executam as análises de solo. Em seguida, os dados são transferidos, via internet, para o Módulo de Interpretação da Qualidade de Solo, alocado em servidores da Embrapa, que executa a interpretação dos dados por amostra de solo com base na Tecnologia BioAS. O resultado é transferido então para o laboratório, que gera o laudo final que é entregue ao seu cliente.
Destaca-se que os parâmetros de referência e tabelas de indicadores, envolvidos na Tecnologia BioAS, são atualizados sistematicamente com base na rede de experimentos da Embrapa de calibração e desenvolvimento desta tecnologia. Sendo assim, os clientes dos laboratórios sempre terão ao seu dispor laudos contendo resultados com interpretação atualizada pela Embrapa, safra a safra.
A tecnologia BioAS vai inaugurar uma forma mais abrangente de interpretação da saúde dos solos, indo além das questões de deficiência/excesso de nutrientes. Trata-se de uma iniciativa
única
no mundo, que poderá credenciar o Brasil como embaixador mundial da saúde do solo. Por todas essas razões a BioAS é considerada como a mais nova aliada para a sustentabilidade da agricultura brasileira. Por meio da adoção de sistemas de manejo que favoreçam a saúde do solo, todos saem ganhando: o agricultor, o meio ambiente e a sociedade.
COMO COLETAR?
Segundo o conceito FertBio da Embrapa Cerrados, os procedimentos para amostras de solo são iguais aos das análises químicas. Entretanto a profundidade de amostragem deve ser de 0 a 10 cm exclusivamente. A quantidade de pontos de amostragem deve ser representativa de acordo com o tamanho da área.
QUANDO PROCEDER ESSA ANÁLISE?
Recomenda-se que a BioAS seja realizada anualmente, de modo que se possa monitorar a tendência de evolução da qualidade do solo de determinada área. Por exemplo, áreas manejadas há pouco tempo podem apresentar índices baixos, mas estarem em trajetória de melhoria do solo, e vice-versa.
QUEM DEVE FAZER?
Essas análises são importantes para incentivar aqueles agricultores que já estão adotando sistemas de manejo que conservam o solo, quanto para alertar agricultores que utilizam sistemas de manejo que possam levar a degradação do solo e queda de produtividade.
LINKS ÚTEIS
Circular Técnica 38 – “Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do solo”
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110832