A absorção de nutrientes pelas plantas é dinâmica, muda constantemente durante todas as etapas de desenvolvimento da lavoura.
Surgiu então a necessidade de um método de análise de tecido vegetal mais sensível que fosse capaz de detectar essas mudanças na hora certa.
Nasceu assim a análise dos pecíolos, uma ferramenta espetacular utilizada no mundo todo para monitorar a saúde das plantas, avaliar os programas de fertilidade do solo, além de orientar os agricultores e consultores na tomada de decisões instantâneas no gerenciamento de nutrientes para alimentar a planta adequadamente.
Esta prática ajuda a otimizar a produtividade das lavouras de alta tecnologia (Algodão, uva, café, feijão, tomate, soja, batata, mamão), entre outras.
É fundamental conhecer o teor e o mecanismo de ação de todos nutrientes essenciais e secundários, em cada fase da lavoura, pois há aqueles que competem uns com os outros, enquanto alguns são sinérgicos e cada um se comporta de forma particular durante a sua absorção pelas plantas.